15 de janeiro de 2009

Afonso Tiago



Está, desde sexta-feira passada, dia 10, desaparecido o Afonso Tiago, estagiário pelo programa InovContacto (o mesmo que me levou a São Francisco) em Berlim. Desde então, já reenviei e-mails para toda a lista de endereços, mas só agora tomei conhecimento do blog criado para divulgação do desaparecimento.

http://findafonsotiago.blogspot.com/

Transcrevo o e-mail de um amigo, que esteve com o Afonso no dia do seu desaparecimento:

"O Afonso trabalha comigo (na secretária em frente)...

Na Sexta jantámos em casa da --- (também C12) e depois separámo-nos: eu fui no metro e ele foi encontrar-se com amigos (se bem que me tinha dito que ia para casa a pé...)

Ontem fiquei a saber que foi com um tal --- até Ostbhanhof (A, no mapa), onde há uma ou duas discos, e que saiu às 4 da manhã dizendo que ia a pé para casa (e o --- foi de táxi). É tudo.

A polícia anda a investigar... É difícil entender como é que alguém desaparece."

8 comentários:

  1. :( vi a notícia há dias e arrepiei-me... Como estou de Erasmus na Europa de Centro/Leste, há uma sirene de aviso que desata a tocar quando temos noticias destas :S
    Vim parar ao teu blog exactamente pelas tuas descrições dos choques "culturais" entre Portugal e o país de acolhimento, e acho óptimo o teu esforço pela divulgaçao deste desaparecimento. Não consigo imaginar sequer o que a família e os amigos estão a sentir. E por outro lado assusto-me, porque ainda que seja ao abrigo de outros projectos e com outros objectivos, temos em comum com ele o facto de sermos jovens que aterraram de pára-quedas em terras desconhecidas.
    Espero que tudo se solucione...

    ResponderEliminar
  2. Espero que o encontrem..Acho que a proximidade de idades e experiências nos torna tudo muito mais real.

    ResponderEliminar
  3. :(

    O mundo é pequeno: o Afonso é amigo de um amigo meu, que também me enviou um e-mail para que o fizesse circular.

    Pelos vistos ele andou por zonas pouco convidativas, segundo um alemão que lá vive e que recebeu o e-mail... É angustiante.

    ResponderEliminar
  4. Pois, eu estou a fazer erasmus em Berlin o que torna tudo um pouco mais angustiante. A zona não é maravilhosa (é próxima de Kottbusser Tor) mas também não é Faroeste. Eu não moro nessa zona nem vou assim lá muitas vezes, mas a vasta maioria dos erasmus moram todos por essas bandas.Obviamente já espalhei a notícia o mais possível mas sem grandes resultados...

    A senhoria de uma amiga minha (que também mora para essas bandas) é que comentou algo bem mais perturbante... Segundo ela, a Ostbahnhof costuma ter algum movimento de neonazis. Para o olho alemão pouco treinado, os portugueses parecem turcos...

    ResponderEliminar
  5. Quanto aos sitios nao convidativos, qualquer zona de lisboa para mim a noite é menos convidativa, não facamos filmes. Andei lá há um mes e senti-me bem seguro, tal como diz berlinport.
    Para a simana, vou para Berlin, para a mesma empresa, ao abrigo do inov contacto também, e espero que quando chegar já tenha de novo o Afonso a trabalhar.
    Cumprimentos a todos.
    Me.

    ResponderEliminar
  6. Estou muito triste com o sucedido. Sou mãe e a minha filha também esteve no C11 e, na sequência desse estágio, ficou a trabalhar, não em Berlim, mas em Copenhaga.
    Coração de mãe está sempre "apertadinho"... eu cá, ela lá!
    Claro que o perigo espreita em todo o lado... e Berlim ou Copenhaga não são cidades inseguras como, por exemplo, o Rio de Janeiro.
    Ainda mais me incomoda o facto de ela também estar angustiada com o sucedido. Em Novembro o Afonso Tiago foi passar uns dias a Copenhaga e esteve com a minha filha.
    Espero e desejo que ele volte a visitá-la em CPH.

    ResponderEliminar
  7. Lisboeta: conheço a sua filha, foi menha companheira de quarto no estágio em Braga.
    É realmente terrível o que está a acontecer, e só espero que ele apareçca são e salvo onde quer que esteja.

    ResponderEliminar
  8. Luna. Contei à minha filha o post e a sua mensagem aqui no seu blog. Ela também referiu terem partilhado o mesmo quarto no Hotel da Falperra, que a Luna tinha ido para São Francisco e que agora era doutoranda na Holanda.
    Desejo-lhe tudo de bom a nível pessoal e profissional.
    E do Afonso ainda não há notícias... :-(
    Um beijinho para si,
    Jo

    ResponderEliminar