16 de outubro de 2010

Como a carne quer ao sal

Há um conto infantil, baseado no Rei Lear, e do qual me lembro mal, que isto da memória anda pelas ruas da amargura, onde um Rei pede às suas três filhas que demonstrem quanto o amam. Entre declarações extensas e elaboradas, uma delas diz apenas que o quer como a carne quer ao sal, sendo desprezada e expulsa do reino por tal declaração não parecer suficientemente digna de a quem é destinada. Volta anos depois, vingando a honra perdida e a vida injustiçada por um mal entendido, acabando tudo em bem, que isto às crianças não se pode contar a versão original. Mas isso agora não interessa nada. Interessa que nesta coisas das pessoas, do tu e eu, do amor, ou da vida em comum, a certa altura, depois das desilusões e das tentativas fracassadas, a maior declaração possível já não é mais exaltada, dramática, ou mesmo a mais apaixonada, mas a mais natural. Fazes com que pareça simples. Tão só. 

16 comentários:

  1. A história é a base do enredo do Rei Lear de Shakespeare, mas já foi muitas vezes usada para crianças.

    ResponderEliminar
  2. Agnès

    Pois é, toda a razão, e vou inserir a referência. Mas lembro da história ser-me contada em miúda, como conto infantil, com final feliz e tal, e ter-me ficado.

    ResponderEliminar
  3. é a Princesa que Guardava Patos. Eu tinha o single :)

    ResponderEliminar
  4. Quase que dá para perceber a melancolia que [certamente] foi tomando conta de ti à medida que escrevias este texto. Gostei. Bastante.

    ResponderEliminar
  5. Leandro, Rei da Helíria... os meus alunos do 7º ano adoram a obra...

    ResponderEliminar
  6. Tão verdade.
    (a minha peça preferida do Bill Shakes. é um espelho da natureza humana

    ResponderEliminar
  7. Alice Vieira. Crónicas de Leandro, El-Rei Tadinho.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. ei, gostei do blog, estou seguindo (:

    ResponderEliminar
  10. Alice Vieira escreveu "Leandro, Rei da Helíria", é verdade. É uma peça de teatro. Mas o conto popular foi recolhido por Teófilo Braga e intitula-se "Como a comida quer o sal".

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia o original de Teófilo Braga (e muito menos as inspirações no Rei Lear, mea culpa, mea culpa). Mas é uma história muito bonita.

    ResponderEliminar
  12. Eu lembro-me de ler esta historia num livro que tinha vários contos de vários paises europeus oonde estava esta historia e a historia da Dama dos pés de cabra entre outras!

    ResponderEliminar
  13. A minha versão é "como a comida gosta do sal", dada pelo meu pai. sobretudo hoje e com a legislação sobre o sal, tenho tido pouquissimo sucesso quando acontece dizê-la: "o quêêê????"

    ResponderEliminar
  14. ohhh e tantas vezes a minha tia me contou essa história (c/ direito à parte cantada e tudo) nas viagens até á terrinha, na parte de trás de uma carrinha. Há coisas tão simples, e até desconfortáveis que nos ficam gravadas na memória como sendo maravilhosas.
    obrigada

    ResponderEliminar
  15. Quando era miúda enfiava-me na cama da minha avó e ela sempre contava uma história. Esta foi sempre para mim a mais bonita... e para mim foi sempre a "princesa que guardava patos" que dizia -"Uma princesa a guardar patos foi coisa que eu nunca vi!"
    Engraçado hoje aqui ver que, como eu tantas pessoas conhecem esta versão da história..pensava que era quase só minha e dos meus primos!

    ResponderEliminar