14 de outubro de 2012

Saved by the free toilet

Uma das coisas pelo que os holandeses são conhecidos é por serem extremamente directos. No entanto, outra pela qual são muito menos conhecidos, é por serem extremamente cuscos e serem capazes de fazer questionários a desconhecidos que qualquer pessoa usualmente consideraria absolutamente inapropriados.. 
Ontem fui jantar com uns amigos a um restaurante grego. A certa altura fui à casa de banho, e havia fila. A rapariga à minha frente era uma tipica holandesa de aí metro e oitenta, loira, entre 18 e 20 anos. Resolveu meter conversa comigo, no que quase se tornou um questionário policial:

- so, are you greek?
- no, I'm not greek.
- you look greek.
- I'm not greek.
- so, where are you from?
- Portugal.
- so are you visiting?
- no, I live here.
- so, are you studying here?
- yes, I'm studying here.
- where?
- Leiden University.
- what are you studying here?
- I'm doing my PhD here.
- and what are you studying?
- vaccine delivery.
- why did you come here?
- because I got a  job here.
- but because you have a boyfriend here?

... e finalmente a porta da casa de banho abriu, e era a vez dela, e o interrogatório policial acabou, quando eu já esperava que a seguir me fosse pedir a morada, o BI e o número de contribuinte. O empregado do restaurante que estava perto riu-se para mim e comentou: "too young and too curious!". Eu anui com um sorriso.

Meia hora mais tarde, já num bar, outro amigo meu não holandês foi sujeito a um interrogatório semelhante por outra mulher holandesa. Começo a suspeitar que ou andam todas a treinar para a polícia de emigração ou então apanhámos grandes apoiantes do Wilders a fazer os trabalhos de casa.

14 comentários:

  1. CSI Leiden. Mas sem Horatio.

    ResponderEliminar
  2. Tadinha, estava a ser simpática. Achou que tinha encontrado uma nativa no restaurante grego :p

    ResponderEliminar
  3. Ahaha. Também já meteram conversa comigo no comboio mas realmente na casa de banho é original :P

    ResponderEliminar
  4. Até foi engraçado... ler lool nunca me aconteceu mas pronto lol

    ResponderEliminar
  5. Agnes: uma coisa é meter-se conversa, outra é fazer um interrogatório à pessoa, que foi o caso. Não houve conversa, houve uma miuda a fazer-me perguntas, e eu reluctantemente a responder, para não ser mal educada.

    ResponderEliminar
  6. Mas tu ainda tens paciencia para responder a esse tipo de coisas? Eu respondia "none of your business" ou "why do you want to know that?" e depois punha um grande sorriso na cara. Tens tambem a hipotese de virar o "jogo" ao contrario e seres tu a comecar a fazer-lhe perguntas. Nesse pais nao conhecem o conceito de boa educacao, por isso podes responder como quiseres ou nao responderes.

    ResponderEliminar
  7. Em determinada altura secretariei um holandês com um cargo de administração e ficava sempre surpresa com a receção dele a um bom mexerico ;) agora percebo!

    (era muito estranho, eu com 1,56m passava o dia a correr atrás dum homem com 1,97m...)

    ResponderEliminar
  8. Scarlet Red

    nem mais, foi das coisas que mais me surpreendeu, foi serem super cuscos e perguntarem coisas pessoais sem quaisquer problemas, pq querem saber sempre tudo. Aprendi a lição quando uma vez tinha um date, e contei a uma colega, e no dia seguinte todo o laboratório me perguntou como tinha corrido.
    A partir daí, boca fechada, e nem uma palavra sobre a minha vida pessoal (e impessoal também).

    ResponderEliminar
  9. O que é fantástico é que são uns cuscos frontais, quase rudes (como no resto). Os portugueses perguntem mas, nas maioria das vezes, a terceiros.

    ResponderEliminar
  10. "You look greek" :D
    Nos tempos que correm, não sei se é elogio ou insulto.

    ResponderEliminar
  11. Oh God!! Mandava-a logo calar à moda do norte carago!

    ResponderEliminar
  12. dizem que os algarvios têm também esse hábito...

    ResponderEliminar