29 de dezembro de 2015

Podia dizer que ontem foi um dia feliz para o movimento feminista

Mas depois mais uma mulher foi assassinada a tiro pelo ex-marido que não contente ainda lhe fez explodir o corpo com uma granada, e pronto, enfim...

12 comentários:

  1. olá luna! long time no speak :)
    e parabéns pelo canudo by the way!
    mais ou menos a propósito desta temática, se não tiveres muito que fazer, gostava que me desses a tua opinião sobre um assunto também um bocado polémico.

    ontem deparei-me com um post de um 'humorista' no facebook. era um rui sinel de cordes, não sei se conheces. eu não conhecia, mas eu ando um bocado afastada disso das televisões. queria mostrar-te o post dele mas fui agora procurar e já não está lá, deve ter apagado.
    basicamente ele fez uma piada no dia anterior, que era algo tipo 'se alguma mulher fizer queixa de mim por eu lhe mandar um piropo, vai ser violada. se tenho a fama, tenho o proveito'. esta última frase não era assim, mas o sentido era o mesmo. alguém denunciou o post dele e o facebook apagou. e ele ontem escreveu outro post muito irritado, muito longo, a chamar fascista ao facebook e femenazis às mulheres que não perceberam que era uma piada e ficaram muito ofendidas, etc etc. e depois aquilo tinha dezenas de comentários, alguns de pessoas que o defendiam e outros de pessoas que diziam que aquilo de piada não tinha nada.
    eu até acho que sou uma pessoa divertida e tenho sentido de humor, mas sinceramente não consigo sequer esboçar um sorriso com o que ele disse e ainda bem que alguém o denunciou e o FB apagou o post.

    ResponderEliminar
  2. O Sinel de Cordes é uma besta. E como humorista nem sequer tem piada, coitado. Tenta ser muito "à frente", muito politicamente incorrecto, mas, coitado, é só uma besta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu não o conhecia, mas pelo teor destes dois posts que li pareceu-me isso mesmo. e ainda disse que as pessoas não percebiam 'humor negro'. right...

      Eliminar
  3. encontrei um print screen na internet!

    'vamos fazer assim, meninas: eu vou continuar a mandar piropos. Se apresentarem queixa, serão violadas. É que se é para ir preso, ao menos vou de barriga cheia.'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Repito-me, eu sei, mas o tipo é uma besta. Portanto, esse criaturo sente-se de "barriga cheia" se praticar sexo com alguém contra a sua vontade. Está certo.

      Eliminar
  4. e agora encontrei o post todo. a internet realmente é um mundo maravilhoso, nada é esquecido. e pronto, agora já chega de dar tempo antena a este senhor.



    Ontem.
    O dia em que novamente, uma piada minha - repito, PIADA - foi censurada e apagada pelo Facebook. Não será com certeza a última vez.

    Que existam atrasados mentais que não compreendem piadas e no meio da depressão e tristeza que representam as suas vidas, queiram calar o que não gostam, abafar o que não compreendem e moldar a sociedade ao reduzido tamanho das suas mentes, não me espanta. O Mundo é dos estúpidos e a sede da estupidez fica em Portugal.

    Já o Facebook, tem sede nos Estados Unidos, a terra da Liberdade. Da civilização. Do progresso.
    Por estes dias, o Facebook representa uma das organizações mais autoritárias, retrógradas e pidescas de que há memória.
    A liberdade de expressão é um mito. A razão, uma sorte. O Salazar, ao pé do Zuckerberg, um menino.
    Que crédito tem uma ferramenta que responde cegamente a queixas de meia dúzia de palermas sem vida própria? Onde um nu do Michelangelo é censurado, confundido com uma chapa da Tatiana Neves. Onde um excerto de Kubrick é proibido, confundido com um snuff vídeo. Onde uma piada é apagada, confundida com uma opinião do Pedro Arroja. Onde a inteligência é renegada a troco da glória soez da queixinha.
    Há algo que vos incomoda? Denunciem, meus pequenos chibos.
    Há algo que não compreendem? Destruam, meus pequenos bufos.
    Há liberdade de ideias nesses vossos cérebros? Não? Assim é que é bonito, meus pequenos soldadinhos do politicamente correcto.

    O F do logotipo, não tenham dúvidas, é de Fascismo.

    É contra este estado de letargia colectiva e atraso intelectual que luto diariamente. Melhor, lutamos.
    É que também há uma tropa deste lado. Humoristas, comunicadores, artistas e pessoas livres de títulos e de pensamento.

    E as mulheres. Que maravilha olhar para a quantidade de likes de mulheres que tive na piada em questão.
    Essa é que é a mulher do presente e futuro: independente, descomplexada e com sentido de humor.
    Ao contrário das Femenazis ultrapassadas, rancorosas e mal-fodidas. E dos homenzinhos que gostavam de ser femenazis, porque na cabeça deles, mais vale ser uma bicha mal-fodida, do que não o conseguir pôr em pé para foder.

    Voltarei em breve aqui.
    E a partir de Fevereiro ao vivo em Faro, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Portalegre, Lamego, Guimarães, Beja entre outras cidades, bem como novamente em Lisboa e Porto.
    Ninguém pára este movimento.
    Je Suis Cordes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Além de não ter noções básicas de civismo, no que concerne a relações entre pessoas (designadamente de sexos diferentes), também desconhece o que sejam conceitos básicos como liberdade de expressão. A plataforma é propriedade de uma sociedade, que a aloja, e portanto esta tem o direito de remover quaisquer conteúdos que considere ofensivos e violem a sua política de comunicação. A tal com a qual a gente concorda, quando abre lá conta. Isto não é uma violação a qualquer liberdade de expressão. Simplesmente um site não publica, ou não mantém publicado, algo com que não concorda. Mas não impede o coiso de o divulgar por outros meios.

      Eliminar
  5. Peço desculpa pela demora, mas cá estou eu.

    O tipo é um coitado que além de não ter piada ainda faz birra quando as pessoas não se riem, e ainda por cima cheio de clichés: ai não me acham graça, é porque são mal fodidas. Uau, que brilhantismo intelectual, fico deslumbrada...

    Aqui há tempos houve uma grande polémica com um comediante americano e uma "rape joke" que, tal como a do sinel de cordes, não teve graça.

    http://www.theguardian.com/culture/us-news-blog/2012/jul/11/daniel-tosh-apologises-rape-joke

    Na altura lembro-me de ler vários artigos de opinião em que se defendia que o problema das "rape jokes" é que na maioria das vezes gozam com as vítimas, enquanto o papel da comédia é criticar comportamentos e portanto, para uma rape joke ser boa, deve gozar com o agressor, e enfim, deve ser uma boa piada. E isso consegue ser bem feito por pessoas com inteligencia suficiente para conseguirem ser engraçadas.
    Temos por exemplo este sketch hilariante da Amy Schumer:

    https://www.youtube.com/watch?v=TM2RUVnTlvs

    Ou como disse George Carlin "Most comedians, myself included, pick on people who have some power and position and abuse it," he said. "But Clay, he picks on foreigners, homosexuals and women - who are all underdogs in this society."

    E aqui está ele a fazer rape jokes: https://youtu.be/fwMukKqx-Os

    Ou o Lois CK, também com muita piada: https://www.youtube.com/watch?v=b4hNaFkbZYU

    https://www.youtube.com/watch?v=z3xoiShfknA

    Ou seja, não acho que haja temas intocáveis, as piadas têm é de ser boas.

    ResponderEliminar
  6. E já agora, deixo-vos esta bela prosa:

    https://www.facebook.com/atetenhoamigosquesao/posts/1698233293727632:0

    e este artigo encontrado nos comentários à prosa:

    https://rajsivaraman.wordpress.com/2013/06/05/a-scientific-case-against-rape-jokes/

    "We [...] recently began an investigation into scientific studies regarding the impact of humor on rape culture, and were astonished to discover the wealth of literature supporting the notion that humor can be used to create social norms that justify prejudice. Not only is there a link between certain types of humor and rape culture, but it’s strong and supported by several independent research groups.

    That being said, we’d like to make a case for comedians to re-assess what they are doing with their humor, particularly “rape jokes”, for the following reasons:

    - Humor can be used to covertly deliver messages that can reinforce negative attitudes towards women

    - Enhanced negative attitudes towards individuals can lead to aggressive behavior

    - Jokes delivered by a comedian are perceived to reflect the views of the comedian"

    ResponderEliminar
  7. Luna, vou ler já, mas desde já digo isto. Sou uma fã louca de humor, e estou sempre a procura de coisas novas. Dou sempre uma hipótese a todo o novo humorista ou programa que apareça, por isso vi um episódio inteiro da primeira série do sinel, e desta também. Aquilo é humor do mais rasquinha e fácil que há. Só lhe faltava terminar cada quadro com um peido ou um arroto. Precisamente porque só goza com os underdogs, parece uma reedição das anedotas parvas de alentejanos, que anteriormente eram contadas com os negros. É o gajo pode ser muito fraquinho noutras coisas, que é, mas se há coisa que não perdoo a um humorista é o facilistismo da piada.
    A Amy Schumer, por seu lado, consegue gozar tanto com os preconceitos como com as mulheres e seus tiques, e fá-lo tão bem. É isso é que é de apreciar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que o tipo diz no texto é exactamente isso: que ele (e os da laia) contam as mesmas anedotas batidas, sem qualquer criatividade, e que até os malucos do riso conseguiam ser mais sofisticados.

      Eliminar
  8. Essa notícia acabou com o espírito natalício que ainda habitava em mim.
    Simplesmente... deprimente.

    ResponderEliminar